sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Eleições provocam "férias" na Assembleia Legislativa
 
Por contas da corrida atrás do voto que mobiliza diversos segmentos da classe política, Assembléia Legislativa reinicia os trabalhos sem quorum suficientes para as deliberações.
Clodoaldo Corrêa
Publicação: 03/08/2012 08:37
Plenário vazio deve ser uma constante durante as eleições, embora existam projetos que estão na fila à espera de votação pelos deputados (CLODOALDO CORREIA/OIMP/D.A.PRESS)
Plenário vazio deve ser uma constante durante as eleições, embora existam projetos que estão na fila à espera de votação pelos deputados
A Assembleia Legislativa do Maranhão retomou suas atividades na última quarta-feira, mas o ritmo ainda é de recesso na Casa. Com a intensificação da campanha eleitoral, a tendência é um esvaziamento maior do parlamento estadual, haja vista que a maioria está envolvido diretamente com a eleição, ou como candidato, ou apoiador. Ontem, apenas 19 deputados estiveram presentes e alguns chegaram já bastante atrasados. Por falta de quórum, não houveram deliberações da pauta e apenas discursos.

Os únicos que compareceram à Assembleia foram Arnaldo Melo (PMDB), Francisca Primo (PT), Jota Pinto (sem partido), Bira do Pindaré (PT), Luciano Genésio (PCdoB), Magno Bacelar (PV), Marcelo Tavares (PSB), Eliziane Gama (PPS), Neto Evangelista (PSDB), Raimundo Cutrim (PSD), Zé Carlos (PT), Eduardo Braide (PMN), Priscylla Sá (PTdoB), André Fufuca (PSD), Stênio Rezende (PMDB), Camilo Figueiredo (PSD), Roberto Costa (PMDB), Valéria Macedo (PDT) e Rogério Cafeteira (PMN).

Com um ritmo devagar, poucos deputados usaram a tribuna e os projetos em pauta assim continuaram, pois não havia quórum para deliberar, que é de 22 parlamentares. Na quarta-feira, 23 deputados passaram pelo plenário, mas em horários divergentes, de modo que no momento de apreciação das proposições, não havia quórum. Ou seja, desde o dia 16 de julho o parlamento maranhense não aprecia nenhum Projeto. A casa entrou em recesso dia 17.

O presidente Arnaldo Melo (PMDB) deixou a sessão mais cedo, pois tinha uma viagem marcada para às 12h. Ele saiu sem falar com a reportagem de O Imparcial. O restante da sessão foi presidido pela deputada Francisca Primo (PT). Antes do recesso, o presidente afirmou que a Casa não passaria pelo chamado "recesso branco" do período eleitoral.

Na pauta ainda estão duas Medidas Provisórias enviadas pelo governo do Estado, sendo uma relativa ao Programa Viva Emprego e outra do Programa Viva Universitário.

Os projetos de Lei de votação em segundo turno sobre cabines individuais nos bancos (Rigo Teles), Meia-entrada para professores da rede pública (Edilázio Júnior) e a obrigatoriedade de formados na Universidade Estadual do Maranhão de atuarem no Estado (Manoel Ribeiro), continuam na fila de espera na pauta.

São candidatos a prefeito os deputados Alexandre Almeida, Luciano Leitoa (Timon), Carlinhos Amorim (Imperatriz), Hemetério Weba (Nova Olinda), Magno Bacelar (Chapadinha) e Eliziane Gama (São Luís). Somente os dois candidatos em Timon estão licenciados para campanha. Afonso Manoel e Neto Evangelista são candidatos a vice em São Luís e Luciano Genésio é vice em Pinheiro. Outros ainda estão envolvidos com as candidaturas de parentes ou aliados políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário