quinta-feira, 24 de março de 2011

Pássaros e armas são apreendidos na cidade de Chapadinha


 

Cerca de 20 pássaros foram apreendidos - em dez dias de ação - durante uma operação do Batalhão da Polícia Ambiental do Maranhão, na cidade de Chapadinha. Do total resgatado, apenas 12 foram trazidos para a reserva ambiental da corporação, localizada no bairro Coroadinho. Os demais foram soltos no local.  Além dos pássaros, foram apreendidas duas motos serras e cinco espingardas cartucheiras.      
O primeiro tenente do batalhão, Daniel Holanda dos Santos, conta que a ação partiu da denúncia dos membros de uma Organização Não Governamental (ONG), a WWF Brasil, que possui uma filial na cidade. “É uma ONG que atua na defesa do meio ambiente. Eles tiveram conhecimento dos pássaros em cativeiro e fizeram a denuncia para nós”, relata Daniel.
Conforme o tenente, as apreensões aconteceram em locais distintos da região. “Faz parte da cultura deles capturarem os pássaros e os deixarem em gaiolas. Muitos deles nem sabem que isso é crime. Nós explicamos a eles a situação”, afirma o policial.
A partir desta ação, o tenente explica que entra a questão da educação ambiental. “Nossas ações não se baseiam apenas em apreensões, mas existe o lado educativo”, declara ele. Por outro lado, quando se percebe a ação criminosa contra a fauna, o autor pode chegar a ser preso. “Ele vai ser autuado por crime ambiental e pode ser preso”, afirmou.  
Dentre as espécies de pássaros apreendidos estavam o Xexeu, Pipira, o Galo de campina e muitos outros. Holanda informa que muito destes pássaros perderam o instinto de viver na mata e terão que passarem por uma readaptação. De acordo com ele, os animais serão levados para o Centro de Triagem de Animais (CTA). “Lá eles vão se readaptar para voltarem a viver na mata”, afirma.
Daniel diz que apesar das inúmeras ações educativas para inibir ações de prisão de pássaros, o crime é algo rotineiro. “As pessoas não tem essa educação. Isso é algo que acontece constantemente, tanto no interior quanto na capital”, informa ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário