quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ministro do Turismo deve falar nesta quarta na Câmara sobre denúncias na pasta
Folha
 (neidson moreira/oimp/d.a press)
Após adiar sua ida a uma comissão da Câmara dos Deputados na terça-feira (16), o ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB), deve comparecer hoje ao Congresso. Novais foi convidado para a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, mas falaria sobre as recentes denúncias de um esquema de desvio de dinheiro implantado em sua pasta.
Segundo sua assessoria de imprensa, a previsão é que ele vá nesta quarta-feira (17), às 14h30, a uma sessão conjunta desta comissão com integrantes das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e Turismo e Desporto -que também apresentaram convites para o ministro esclarecer as denúncias.
Como foram feitos três convites, mas em sessões em dois dias seguidos na mesma Casa Legislativa, ele teria negociado com os parlamentares uma data única que acomodasse todas as comissões e fosse adequado para a agenda do ministro e dos deputados.
Os líderes do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), e do partido, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), não responderam à reportagem confirmando se de fato Novais vai comparecer. Contudo, a assessoria de Vaccarezza afirmou que a previsão é que o ministro fale mesmo nesta quarta-feira.
Em discurso feito durante um seminário promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), na terça-feira em Brasília, o ministro afirmou estar "à disposição" para explicações e disse esperar um "alinhamento" do ministério com TCU e a Controladoria Geral da União (CGU).
Novais disse que tem preocupação em fazer uma administração "transparente" e disse que a pasta vive um processo de "reavaliação", com a adoção de critérios "mais rigorosos" em relação a entidades que firmam convênio com o ministério.
A operação da Polícia Federal, que prendeu mais de 30 pessoas na semana passada e deflagrou uma crise na pasta, investiga diversas entidades que mantiveram convênios fraudulentos com o Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário