sábado, 25 de junho de 2011

Aeroporto de São Luís não será rebaixado, diz ministro do Turismo


O ministro do Turismo, Pedro Novaes, garantiu ontem que o Aeroporto Marechal Cunha Machado, de São Luís, não foi nem será rebaixado de sua classificação internacional. Confirmando o que já foi dito pela Infraero em nota oficial, Novaes explicou que apenas os serviços de alfandegamento foram temporariamente suspenso, pela Receita Federal, com a interdição do terminal de passageiros.

O ministro, que está em São Luís desde quarta-feira, visitou o diretor-presidente de O Imparcial, Pedro Batista Freire, oportunidade em que falou de suas metas e os desafios que vem enfrentado para administrar a pasta do Turismo. Segundo ele, algumas ações foram suspensas por conta do contingenciamento do orçamento, que é de R$ 3 bilhões, mas ele trabalha no momento com apenas cerca de R$ 750 milhões, "mas a partir do segundo semestre tudo deve voltar a normalidade".

Ele disse que uma das coisas que mais o motivam a estar à frente do Ministério é o desejo de ajudar o Maranhão a desenvolver o seu turismo e para isto espera contar com a colaboração de governantes do estado e dos municípios. Num encontro mantido nesta sexta-feira com os secretários de Turismo Tadeu Palácio (Estado) e Liviomar Macatrão (Município) ele fez um apelo no sentido de ambos trabalhem irmanados, principalmente no que se refere às comemorações dos 400 anos de São Luís. De acordo com o ministro, mais de cem eventos deverão ser trazidos para a cidade, portanto ela deve estar pronta para recebê-los.

Indagado sobre os preparativos da Copa do Mundo de 2014, o ministro Pedro Novaes não economizou otimismo. Ele disse que o Brasil vai ganhar duas vezes nesta competição: no gramado e na organização. "Vamos mostrar ao Mundo como se organiza uma Copa do Mundo", prometeu.

No que diz respeito às chances de São Luís tirar algum proveito deste evento esportivo, ele disse que ainda acredita que possa se tornar subsede, o que será muito valiosos para sua promoção internacional. Ainda sobre preparativos para a Copa, lembrou que iniciou um programa de \capacitação profissional, que já conta com mais de 300 mil participantes. O programa tem como público alvo principal profissionais de turismo (hotéis, restaurantes, agências de viagens, locadoras de veículos etc) das 12 capitais que vão sediar os jogos, mas nada impede a participação de outras cidades.

Otimismo

O ministro lembrou que os problemas operacionais do Aeroporto de São Luis vão ser resolvidos antes de setembro, isto é, a capital maranhense vai estar pronta para receber o primeiro voo regular internacional, para Milão (Itália), que começa em outubro. Ele disse que a suspensão dos voos internacionais foi uma decisão acertada da Infraero, pois como não havia condições de alfandegamento, não se poderia correr o risco no recebimento de bagagens internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário