sábado, 7 de dezembro de 2013

Assustador:Esperantina está entre os municipios com maior incidência de casos de AIDS no estado



Dacordo com dados do boletim epidemiológico do departamento de DST/AIDS no Ministério da Saúde é grande os registros de casos de Aids na região Norte do Estado do Piauí, principalmente no município de Esperantina. Vale ressaltar que nos municípios do Estado, como Esperantina, Altos, Batalha, Campo Maior, Regeneração,  Guadalupe, Pedro II e União são maiores os registros.
“Se levarmos em consideração o número da população local, é um registro preocupante”, comenta a coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis, Karina Amorim.
Teresina registra 1.341 casos e conta com dois centros de acompanhamento para o portador do vírus, um da rede municipal e outro estadual, o Brasil registra 608.230 casos de Aids, sendo 2.811 no Piauí.
Um total de 85% dos casos de Aids registrados Piauí tiveram como contaminação a via sexual, sobretudo, entre as pessoas declaradas heterossexuais. A transfusão sanguínea e o compartilhamento de material cirúrgico registram 2,75% dos casos.
“Por isso, o Ministério da Saúde reforça com ênfase a questão do diagnóstico precoce. A maioria dos jovens não toma consciência do uso do preservativo, principalmente, em casos de relacionamento estável”, comenta a pesquisadora. A Aids continua entre as principais causas de morte no mundo e a maior quantidade de óbitos ocorre na faixa etária de 20 a 34 anos.

Jornalesp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário