segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PF faz operação para combater tráfico internacional de drogas

Ação ocorre desde madrugada desta segunda (2) no PR e mais 5 estados.
Investigações ocorrem há 7 meses; 67 pessoas já foram presas.

Do G1 PR
Policiais apreenderam mais de 49 toneladas de maconha desde o início das operações  (Foto: Divulgação / PF)Policiais apreenderam mais de 49 toneladas de maconha desde o início das operações
(Foto: Divulgação / PF)
A Polícia Federal (PF) realiza uma operação para combater o tráfico internacional de drogas no Paraná e em outros cinco estado brasileiros desde a madrugada desta segunda-feira (2). A ação foi batizada de "Operação Piloto" e serão cumpridos 46 mandados de prisão e 53 de busca e apreensão. No Paraná, os mandados serão cumpridos em Umuarama, Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel, Cambé, Ibiporã e Xambrê. Os outros estados envolvidos na operação são SP, SC, MS, ES e SE. Até as 12h30, 33 mandados de prisão tinham sido cumpridos, além de um caseiro preso em  flagrante por porte ilegal de armas.
De acordo com a PF, as investigações começaram há sete meses em Londrina, quando um empresário do ramo de transportes de Umuarama, no noroeste paranaense, estava usando sua frota para transportar drogas vindas do Paraguai. "A partir desses dados, descobrimos que eram várias quadrilhas atuando da mesma forma naquela região, tanto para o tráfico de drogas quanto para o tráfico de armas", disse o delegado-chefe da PF em Londrina, Nilson Antunes da Silva.
Segundo o delegado-chefe da PF em Londrina, Nilson Antunes da Silva, 16 quadrilhas que atuavam na região de Umuarama (Foto: Reprodução/RPCTV)Segundo o delegado-chefe da PF em Londrina, Nilson
Antunes da Silva, 16 quadrilhas atuavam na região
de Umuarama (Foto: Reprodução/RPCTV)
Segundo o delegado, são 16 quadrilhas que atuavam na região. Elas compravam maconha, crack, armas de fogo e munição no Paraguai e transportava para o Brasil. “As quadrilhas agiam de forma muito parecida. As drogas e as armas vinham do Paraguai, entrava no país por Foz do Iguaçu ou pelo Mato Grosso do Sul, e chegava em Umuarama, onde era feita toda uma logística de transporte e distribuição, principalmente par ao estado de São Paulo, além dos outros estados onde estão sendo cumpridos os mandados de busca e de prisão”, explicou.
O delegado informou que uma das quadrilhas chegou a abrir uma empresa formalmente para a fabricação de carrocerias-furgões, que eram fornecidas para outras quadrilhas. “Mais da metade dos grupos investigados utilizavam esse tipo de veículo para o transporte das drogas e armas”, contou.
Desde o início das investigações, 67 pessoas foram presas e mais de 50 veículos, apreendidos. Os policiais também apreenderam 49 toneladas de maconha, 383 quilos de cocaína, 125 quilos de crack, 8.052 comprimidos de ecstasy, 15 armas e munição.
"A partir da identificação dessas quadrilhas, nós passamos a fazer flagrantes pontuais. Agora estamos fazendo a parte final da operação, que é a prisão dos coordenadores desses grupos que atuavam naquela região", informou o delegado da Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário