GRAVADO EM ÁUDIO
Rui Falcão, presidente nacional do PT, desabafou com companheiros de partido sobre a forma agressiva com que foi tratado em reunião com Roseana Sarney (PMDB). Em evento realizado em Fortaleza (CE), na semana passada, Falcão afirmou que ‘nunca foi tão maltratado’ em toda a sua vida, como foi pela governadora do Maranhão.
O evento em que se deu o desabafo reuniu a militância petista do Ceará para discutir as alianças do PT e a conjuntura nacional.
‘O caso do Maranhão… Eu confesso a vocês que nunca em toda minha vida eu fui tão maltratado… durante quase meia hora pela governadora do Maranhão’, afirmou Falcão aos petistas cearenses. O Jornal Pequeno teve acesso a um áudio com a gravação do desabafo.
Rui Falcão afirmou que, por questões partidárias, não tornou público seu descontentamento com Roseana: ‘Claro que a gente tem responsabilidade e não podia dizer publicamente. Mas eu estava com vontade de dizer. Isso antes do episódio de Pedrinhas’.
O presidente nacional do PT deixou escapar as críticas à governadora em reunião aberta com membros do PT cearense. Durante o debate sobre alianças, Falcão falou sobre o caso do Maranhão e afirmou que ainda vai analisar com muita cautela como o PT se posicionará no estado.
A reunião aconteceu na quinta-feira (16) no auditório da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Ceará, e contou com a presença do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e de membros do Diretório Estadual do PT-CE. A reunião foi acompanhada pela imprensa local.
A insatisfação de Rui Falcão reflete a forma inapropriada com que o grupo Sarney trata seus aliados. Falcão não deixou claro em que momento aconteceu o episódio da discussão entre ele e a governadora Roseana Sarney.
INSATISFAÇÃO PETISTA E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO ROSEANA
Desde o fim das eleições internas no PT para definir os diretórios nacional e estadual, Rui Falcão começou a dar declarações que demonstram insatisfação do partido com o governo Roseana, que vem caindo nas avaliações feitas com a população.
A última pesquisa Exata, divulgada pelo Jornal Pequeno, revelou que 77% da população de São Luís desaprova o governo Roseana Sarney (PMDB).
Fatores como este estão sendo levados em consideração pela cúpula petista nacional para avaliar a possibilidade de manter a aliança com o PMDB no Maranhão.
Em novembro de 2013, Rui Falcão começou a dar pistas de que quer se desvencilhar do grupo Sarney no Maranhão. Pela primeira vez desde que o PT interveio no Maranhão para apoiar a família Sarney, o presidente do PT afirmou que pode não vir a apoiar o candidato do PMDB nas eleições de 2014. ‘Há uma tendência muito forte de um setor da nossa militância de apoiar o Flávio Dino. E há também um setor que quer apoiar a Roseana Sarney, do PMDB, para o Senado. Talvez essa possa ser uma solução salomônica se a militância do Maranhão assim entender’, disse Rui Falcão durante entrevista ao jornal O Globo.
No Maranhão, a situação do PT ainda não foi definida. A eleição interna foi marcada por denúncias de compra de voto por parte do então vice-governador, Washington Luiz, que apoiou a chapa de Raimundo Monteiro para a presidência do PT estadual. Monteiro disputa com Henrique Sousa o comando do partido no Maranhão, e defende a permanência da aliança PT-PMDB no Maranhão.
Sousa é a favor de candidatura própria para governador e faz críticas à subserviência do PT ao partido da governadora Roseana.